postado em 10/09/2012 19:39
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (10/9), foi registrada a maior temperatura de 2012 no Distrito Federal. Os termômetros atingiram 31,6 ;C. A umidade relativa do ar segue baixa, o que fez a Secretaria de Defesa Civil do DFl manter o estado de alerta, contrariando as expectativas de que a defesa retornasse ao status atenção. Nesta segunda, a umidade mínima foi de 19%.
Terça-feira (11/9), a umidade deve ficar entre 60% e 20% e a temperatura deve chegar a máxima de 30;C.
Considerando os índices da Organização Mundial de Saúde (OMS), a secretaria recomenda a adoção de medidas preventivas de orientação à população:
- Observar todas as recomendações do estado de atenção;
- Ficam suspensas, em todas as unidades de ensino da rede pública do Distrito Federal, quaisquer atividades físicas ao ar livre, entre 10h e 17h;
- Todos os órgãos da administração direta e indireta do Distrito Federal deverão adotar medidas necessárias para organizar seus serviços, com o objetivo de minimizar os efeitos da seca e prevenir qualquer agravo à saúde dos seus servidores e da população;
- Nas instituições em que forem percebidos sinais de agravo à saúde, como tosse, falta de ar, mal-estar, a Defesa Civil também recomenda a suspensão das atividades, mas a decisão de liberar funcionários ou alunos fica a cargo dos estabelecimentos e seus diretores.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil divulgará uma nova avaliação quanto ao estado de alerta e a necessidade de novas medidas na próxima quinta-feira (13).