postado em 14/09/2012 18:15
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal proibiu a continuação dos serviços de tatuagem no 2; Brasília Art Tattoo, evento que começou nesta sexta-feira (14/9) e vai até domingo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Agentes encontraram ambiente desfavorável para o serviço, então sem condições básicas de higiene.Após uma denúncia anônima, a equipe da Vigilância Sanitária visitou o local e encontrou os estandes em funcionamento. De acordo com o gerente de fiscalização Allex Moraes, "o serviço ocorria com uso de produtos sem segurança sanitária, sem origem legal comprovada".
Allex cita a Lei n; 4398/2009, que trata das normas para instalação e funcionamento de estabelecimentos para prática de tatuagem e body piercing, para defender que ambientes como feiras e demais eventos que oferecem serviços de saúde precisam respeitar certas determinações, como material esterilizado e origem comprovada.
Como os serviços de registro só funcionam de segunda à sexta-feira, mesmo que os envolvidos no evento tentem regularizar autorizações e demais documentos, a realização de tatuagens não poderá voltar a ocorrer no encontro de tatuadores, segundo a Vigilância Sanitária. Os organizadores precisariam, no requerimento de permissão, ter indicado um responsável técnico, que trataria dos assuntos relacionados à saúde.
O Correio tentou entrar em contato com a organização da feira, mas não houve resposta dos responsáveis.