Teve início neste sábado (15/9) o mutirão de cirurgias de laqueadura, promovido pela Secretaria de Saúde o Distrito Federal (SES-DF). Às 7h da manhã as primeiras pacientes começaram a ser atendidas no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), localizado na Asa Sul, por oito médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia. A expectativa é de que sejam feitos 100 procedimentos hoje e outros 100 no domingo (16/9).
O novo método adotado pela SES-DF é o que permite a rapidez no atendimento. A cirurgia dura de cinco a 10 minutos, tempo o suficiente para aplicar microimplantes em cada uma das trompas da paciente. A técnica é menos invasiva do que a da cirurgia tradicional e não exige cortes ou internação. O custo de cada kit é de aproximadamente R$ 5 mil e o a secretaria adquiriu 1,2 mil deles. Um novo processo para a compra de cerca de 800 novos kits já começou.
Segundo o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, é possível que em seis meses todos esses procedimentos tenham sido feitos e a lista de espera para a cirurgia de laqueadura ; que conta com mais ou menos 2,5 mil pessoas ; diminua significativamente. "É uma opção muito mais prática para dar conta dessa demanda", afirma.
Em todo o DF
O mutirão saúde teve início em 7 de setembro e, desde então, foram feitas cerca de 500 cirurgias em quatro especialidades: oftalmologia, clínica geral, ortopedia e vascular. A meta da Secretaria de Saúde é fazer mais 16,6 mil operações em 10 meses, na ação que faz parte do programa Saúde para todos e ocorre em hospitais de 11 regiões administrativas.