Cidades

Construção de anel viário promete reduzir tráfego pesado nas vias do DF

Ideia antiga para reduzir o fluxo de caminhões no DF, o anel viário deve começar a ser construído em dezembro, segundo a Secretaria de Transportes. A primeira etapa da obra terá 63km de extensão e custará cerca de R$ 950 milhões

postado em 20/09/2012 06:05
Caminhões dividem as pistas com automóveis na descida da EPTG: congestionamento e transtorno diários para os motoristas de veículos grandes e pequenos

Carros e caminhões dividem as faixas das principais vias do Distrito Federal diariamente. A capital cresceu e as pistas que a conectam ao restante do país, antes localizadas fora das cidades, foram incorporadas às áreas urbanas. Nos horários de maior fluxo, a grande quantidade de veículos pesados provoca lentidão e congestionamentos. Em menos de uma semana, duas ocorrências envolvendo caminhões complicaram ainda mais o trânsito. Na tarde da última segunda-feira, Aldair Ribeiro de Sousa, 34 anos, morreu após uma capotagem no Eixo Monumental. Parte da avenida ficou fechada das 15h30 às 19h. Em 12 de setembro, um veículo ficou preso no viaduto da Epia Sul e provocou quase 10km de lentidão. Para evitar a presença de caminhões dentro das cidades, um projeto do DER prevê a construção de um anel viário. De acordo com a Secretaria de Transportes, as obras devem começar em dezembro deste ano.



No Distrito Federal, motoristas de carros e caminhões convivem sem muitas regras de circulação. Nos horários de pico, principalmente, os veículos ficam em filas que parecem intermináveis. A reportagem do Correio percorreu algumas vias do DF durante a manhã e observou veículos pequenos e de carga em busca de um espaço nas faixas. Na descida do Colorado, por exemplo, o engarrafamento se arrastava mesmo após as 9h. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), a situação se repetia.

Ideia antiga para reduzir o fluxo de caminhões no DF, o anel viário deve começar a ser construído em dezembro, segundo a Secretaria de Transportes. A primeira etapa da obra terá 63km de extensão e custará cerca de R$ 950 milhões

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