"Ocupar os espaços ociosos da cidade", é assim que o músico Cacai Nunes, 34 anos, explica a ideia de levar um baile de forró para uma das passagens subterrâneas da Asa Norte. O evento, chamado "Forró de vitrola", chega a sua 30; edição e pela primeira vez acontece em um local público.
O evento, que conta com a autorização do Governo do Distrito Federal, irá acontecer na 111/211 Norte. O local foi escolhido principalmente pela boa condição do piso, já que o principal objetivo do evento é a dança. O diferencial do evento é que todas as músicas vem de LPs de vinil, segundo o organizador, o que inspirou o nome do baile. O repertório é composto principalmente por músicas entre os anos 50 e 90.
[SAIBAMAIS]Essa edição do "Forró de Vitrola" é gratuita, mas sempre são aceitas contribuições espontâneas, recolhidas nos intervalos da apresentação, pois a manutenção do acervo é muito cara. Atualmente, cerca de 140 a 150 discos são usados durante os bailes.
Histórico
Cacai pesquisa música brasileira, com ênfase na música nordestina há mais de dez anos. No Calaf, ele realizava bailes em que usava discos, mas ainda sem o formato do Forró de Vitrola, que apenas foi criado em 2010. Desde então, os eventos tem acontecido principalmente às sextas-feiras, em locais variados.