Luiz Calcagno
postado em 20/09/2012 22:02
A agente de saúde que tentou raptar dois bebês na tarde desta quinta-feira (20/9) no Hospital de Brazlândia relatou, em depoimento à polícia, que há um ano perdeu o bebê que esperava durante uma gestação. Meses depois, inconformada com o aborto que sofreu, Luciete Moura dos Santos, de 28 anos, passou a afirmar, de forma inverídica para familiares e amigos, que estaria novamente grávida, desta vez de gêmeos.Para sustentar a história, ela mostrava fotos de ultrassom que ela diziam ser de seus filhos, mas que na verdade eram baixadas da internet. As informações são do delegado-adjunto da 18; DP Pedro Luis de Moraes. Segundo ele, a mulher pode pegar até 10 anos de prisão por subtração de incapaz.
Um homem, que se identificou apenas como o marido de Luciete, se mostrou surpreso com a detenção. "Não consigo acreditar que ela não estava grávida", disse. Segundo ele, o corpo da esposa se desenvolveu nos últimos nove meses como se ela estivesse mesmo esperando por gêmeos.
"Pela manhã ela me disse que estava no Hospital São Francisco, em Ceilândia, mas depois das 12 horas, quando eu ligava, só caia na caixa de mensagens. Eu só queria perguntar por que ela fez isso. Não precisava. Eu nunca a pressionei a ter filhos", disse, incrédulo.
A mãe e a irmã confirmaram a história e disseram que não estranhavam o fato de Luciete sempre fazer os exames sozinha, pois ela sempre tomava a frente para resolver questões da família e nunca teve problemas com mentiras.
Sem conseguir falar com a agente de saúde, os parentes contaram que passaram a ligar para outros hospitais em busca da mulher e cogitaram até registrar uma ocorrência de desaparecimento.
O caso
Por volta das 17h de hoje, Luciete entrou no berçário do Hospital de Brazlândia identificada com um crachá falso da Secretaria de Saúde. Em seguida, ela aproveitou um momento em que as duas mães saíram da sala e levou os bebês recém-nascidos, uma menina e um menino, dentro de uma bolsa preta. Um funcionário da limpeza ouviu o choro das crianças e acionou a polícia.
De acordo com a PM, no carro da mulher havia duas bolsas com roupas de bebê. Ela foi levada para a 18; DP (Brazlândia).