Na véspera da primavera, que se inicia amanhã, o brasiliense pôde voltar a sentir o cheirinho da chuva. Após 96 dias sem precipitações, completados na noite de ontem, são esperadas para hoje pancadas de chuva e trovoadas em algumas regiões do Distrito Federal, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
A mudança no clima levou, inclusive, a Secretaria de Estado de Defesa Civil a retirar o estado de alerta em que o DF se encontrava havia 17 dias. ;Para que se mantenha essa condição, a umidade precisa estar entre 12% e 20% por mais de três dias consecutivos, mas desde segunda-feira (17) temos alcançado índices mínimos de 25%;, explica o subsecretário de operações da Defesa Civil, Sérgio Bezerra.
Ontem, foram registrados 36% com pico de 65% ao meio-dia, segundo o subsecretário. As condições meteorológicas melhoraram tanto que mesmo o estado de atenção ; entre 20% e 30% ; foi retirado. Com a previsão de chuvas para os próximos dias, Bezerra explica que a preocupação da Defesa Civil deixou de ser a estiagem e passou a ser os temporais.