Em um evento realizado no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), o governador Agnelo Queiroz, junto com o secretário de Saúde, Rafael de Aguiar Barbosa e o secretário-adjunto, Elias Fernando Miziara, falou sobre a história do hospital que completa 52 anos.
Durante a solenidade, foi comemorada a ampliação para 27 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de neutotrauma, além da abertura de oito leitos de UTI coronariana. Também foi celebrada a informatização do hospital e a criação do sistema de marcação de consultas.
[SAIBAMAIS]Na ocasião, foi feita uma homenagem ao cirurgião Milton Rabelo Filho, falecido em agosto deste ano. Continuando as comemorações, também será feito um workshop de simulação robótica, em que alguns cirurgiões irão ensinar residentes e outros membros da equipe médica a realizar operações guiadas por câmeras introduzidas com braços mecânicos.
Transplantes
Aproveitando que na quinta-feira (25/9) é o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a coordenadora da Central de Captação de Órgãos, Daniela Salomão, apresentou dados que mostram o crescimento das doações no Distrito Federal. Ela apontou que enquanto foram feitas 60 doações de rins em 2000, em 2012, até esta terça-feira (24/9), tinham sido feitas 64. Considerando o mesmo período, foram doados seis fígados em 2000, contra 35 em 2012.
Ranking do DF:
5; lugar em transplante de fígado
1; lugar em transplante de coração
5; lugar geral
Fila de transplante:
-Esperando transplante de coração: 0 pacientes
-Esperando transplante de rim: 179 pacientes
-Esperando transplante de córnea: 13 pacientes
-Esperando transplante de fígado: 13 pacientes