A Região Administrativa de Brasília lidera o ranking das regiões do Distrito Federal com mais denúncias de agressão ao Idoso em 2012. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26/9) pela Central Judicial do Idoso, coletou dados de 32 localidades do DF e traçou a incidência de sete tipos de violência, das oito que costumam ser praticadas contra pessoas idosas.
Queixas de violência psicológica, seguidas de histórias de violência financeira, foram as mais frequentes na Central Judicial do Idoso, de janeiro a agosto de 2012, totalizando 120 registros. Em Brasília, 32 queixas desse tipo foram registradas.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a violência psicológica é praticada por meio de agressões verbais ou gestos que visam afetar a autoestima, a autoimagem ou a identidade da pessoa, ou ainda aterrorizá-la. É o caso dos insultos e das ameaças, por exemplo. Já a violência fincanceira, consiste na exploração indevida da renda e apropriação do patrimônio do idoso, através de práticas como a de obrigar a pessoa a contrair empréstimo, entre outras.
A violência física, concentrou-se no Guará, Ceilândia e Brasília. Ela se manifesta por tapas, empurrões ou qualquer outra forma de uso da força física para obrigar a pessoa idosa a fazer algo que não deseja, para ferir, causar dores. Algusn casos de violência institucional também foram computados. Entre eles, estão os praticados pelos órgãos de atendimento ao idoso, por meio de recusa em prestar algum atendimento ou até por prestá-lo, mas com má qualidade.
Confira as regiões com mais denúncias de violência contra o idoso:
1; - Brasília
Violência física: 7
Violência Financeira: 15
Violência Psicológica: 17
Violência Sexual: 0
Negligência: 2
Abandono: 1
Autonegligência: 0
Institucional: 8
2; - Ceilândia
Violência física: 7
Violência Financeira: 11
Violência Psicológica: 12
Violência Sexual: 0
Negligência: 27
Abandono: 1
Autonegligência: 0
Institucional: 6
3; - Guará
Violência física: 9
Violência Financeira: 6
Violência Psicológica: 13
Violência Sexual: 0
Negligência: 1
Abandono: 1
Autonegligência: 1
Institucional: 3
Entenda:
Negligência: idosos cujas necessidades pessoais não são atendidas, seja em termos de segurança ou de higiene, por exemplo.
Autonegligência: conduta da própria pessoa idosa que ameaça sua saúde ou integridade física e mental, como não se alimentar ou recusar medicação.