postado em 28/09/2012 06:48
Manoel Xavier dos Santos, 83 anos, é um dos 60 idosos assistidos pelo Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho. As imagens que enxerga, segundo ele, estão ;embaçadas e escuras;. Após mais de 60 anos de trabalho, o baiano comemora: ;Os oftalmologistas me examinaram e disseram que tenho chances de recuperar parte da visão;. O tratamento gratuito faz parte de uma ação conjunta entre o Visão Institutos Oftalmológicos Associados e o projeto Correio Solidário, dos Diários Associados.Com aproximadamente 35 médicos, o grupo Visão é formado pelo Instituto Brasiliense de Olhos (Inbol) e pelo Instituto de Saúde de Olhos de Brasília (Isob). No fim do ano passado, a equipe entrou em contato com o Correio e firmou parceria. O chefe do Departamento de Catarata da empresa, João Luiz Pacini, explica o objetivo: ;É aliviar um pouco as dificuldades desses velhinhos que não podem pagar por um tratamento como o que oferecemos;.
Os médicos começaram a atuar no Lar Bezerra de Menezes em abril deste ano e 30 idosos passaram por consultas e exames oftalmológicos completos na etapa de triagem do programa Melhor Idade, Melhor Visão. Nessa fase, os médicos avaliam quem está apto a ser tratado, inclusive passar por cirurgia de catarata. ;Evitamos casos inoperáveis para não criar falsas expectativas. Alguns idosos já estão senis, o que compromete a cirurgia e a recuperação;, explicou Pacini. Segundo o médico, a maioria apresenta quadro avançado da doença.
A presidente do Lar, Inês Alves Miranda, conta que 25 idosos passarão pelos exames pré-operatórios e pela cirurgia, tudo custeado pela parceria. ;A mão de Deus é grande. Agora fui surpreendido com o tratamento nos olhos, uma coisa de rico;, imagina Manoel Xavier.