Cidades

Quarta Unidade de Pronto Atendimento é inaugurada no Núcleo Bandeirante

postado em 28/09/2012 10:37
Quarta Unidade de Pronta Atendimento inaugurada no Núcleo Bandeirante
Foi inaugurada a quarta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal às 9h desta sexta-feira (28/9), no Núcleo Bandeirante. A nova unidade da Secretaria de Saúde, que fica na Área Especial da Estrada Parque do Núcleo Bandeirante (EPNB), próximo à subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia.

A unidade conta com 16 leitos para observação e funciona 24h por dia nos sete dias da semana. O atendimento será iniciado com cerca de 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, motoristas e técnicos administrativos, além de profissionais de radiologia e laboratório. A UPA tem equipamento de raios X e material de laboratório necessário para realização de exames.

A inauguração contou com a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, comentou a reforma feita na Upa da região que estava abandonada desde de 2011. ;Recuperamos e adaptamos a UPA para entregar imediatamente à nossa população. Vamos melhorar o acesso da comunidade até aqui;, disse Agnelo.

A partir da semana que vem serão instalados pontos eletrônicos obrigatórios para os servidores que atuam na sede da Secretaria de Saúde, a previsão é de que o Hospital de Base e as outras unidades de saúde também recebam o aparelho.

No próprio local podem ser resolvidos 97% das demandas de urgência e emergência para a população dos cerca de 160 mil moradores do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Parkway. O objetivo é desafogar o número de pacientes de hospitais públicos por todo o DF.

Já existem UPAs funcionando em Samambaia, Recanto das Emas e São Sebastião. Juntas, as três realizaram 153.488 atendimentos até a semana passada.

[SAIBAMAIS]A primeira UPA, inaugurada em Samambaia, em fevereiro de 2011, atendeu até agora 123.052 pacientes. A unidade do Recanto das Emas, entregue à população no início de julho, fez 22.804 atendimentos, enquanto a UPA de São Sebastião, inaugurada no dia 31 de agosto, promoveu 7.632 assistências em poucos dias. Outras dez UPAs devem ser construídas no DF até 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação