postado em 28/09/2012 10:37
Foi inaugurada a quarta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal às 9h desta sexta-feira (28/9), no Núcleo Bandeirante. A nova unidade da Secretaria de Saúde, que fica na Área Especial da Estrada Parque do Núcleo Bandeirante (EPNB), próximo à subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia.
A unidade conta com 16 leitos para observação e funciona 24h por dia nos sete dias da semana. O atendimento será iniciado com cerca de 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, motoristas e técnicos administrativos, além de profissionais de radiologia e laboratório. A UPA tem equipamento de raios X e material de laboratório necessário para realização de exames.
A inauguração contou com a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, comentou a reforma feita na Upa da região que estava abandonada desde de 2011. ;Recuperamos e adaptamos a UPA para entregar imediatamente à nossa população. Vamos melhorar o acesso da comunidade até aqui;, disse Agnelo.
A partir da semana que vem serão instalados pontos eletrônicos obrigatórios para os servidores que atuam na sede da Secretaria de Saúde, a previsão é de que o Hospital de Base e as outras unidades de saúde também recebam o aparelho.
No próprio local podem ser resolvidos 97% das demandas de urgência e emergência para a população dos cerca de 160 mil moradores do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Parkway. O objetivo é desafogar o número de pacientes de hospitais públicos por todo o DF.
Já existem UPAs funcionando em Samambaia, Recanto das Emas e São Sebastião. Juntas, as três realizaram 153.488 atendimentos até a semana passada.
[SAIBAMAIS]A primeira UPA, inaugurada em Samambaia, em fevereiro de 2011, atendeu até agora 123.052 pacientes. A unidade do Recanto das Emas, entregue à população no início de julho, fez 22.804 atendimentos, enquanto a UPA de São Sebastião, inaugurada no dia 31 de agosto, promoveu 7.632 assistências em poucos dias. Outras dez UPAs devem ser construídas no DF até 2014.