postado em 28/09/2012 19:53
Douglas Augusto de Lima Santos teve a prisão preventiva decretada pela juíza da 5; Vara Criminal de Brasília, na tarde desta sexta-feira (28/9). O homem foi preso em flagrante depois de confessar um esquema criminoso de roubo de cartões de crédito nos Estados Unidos e no Brasil. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) diz que, de acordo com a decisão, ;há provas da materialidade do crime; e ;indícios suficientes de que o indiciado seja o autor;. A magistrada explicou que o estelionato, a princípio, poderia significar que o representado não oferece risco à ordem pública. Mas um depoimento diz que "o indiciado está envolvido num sofisticado esquema de fraudes, utilizando dados de cartões de crédito de diversas empresas, algumas delas sequer sediadas no Brasil".
Em uma semana, Douglas gastou mais de R$ 12 mil no Hotel Meliá de Brasília com diárias e bebidas. O gasto incomum chamou a atenção dos funcionários da empresa, que entraram em contato com a polícia. Ele foi interrogado e confessou o crime de estelionato.
Relembre o caso
[SAIBAMAIS]A polícia informou que Douglas se passava por um funcionário de uma empresa com sede em Londres e usava o cartão corporativo falso com a numeração do cartão de uma firma em São Paulo. Douglas contou que é goiano e que há três anos morava sozinho nos Estados Unidos. No país estrangeiro, Douglas teria cursado faculdade de Sistemas de Informação. Sem dinheiro, ele criou com seis amigos uma companhia fictícia para sustentar o golpe.
Segundo a investigação, os dados eram roubados após o uso do cartão pelo dono. O que dificultava a descoberta do golpe era um sistema feito pelo computador que desviava as ligações dos bancos que seriam feitas para a verdadeira empresa. O telefonema ia direto para a quadrilha. O jovem só foi descoberto depois que o hotel suspeitou dos gastos excessivos e informou a administradora do cartão, que conseguir entrar em contato com a empresa oficial. Na ocasião, o sistema da transferência falhou e a polícia foi acionada para resolver o caso.
O rapaz foi preso em flagrante no hotel. Ele tinha outros números de cartões e dados roubados que poderiam ser usados em outras fraudes.