Cidades

Morador do Lago Norte garante que avô é real descobridor de Machu Pichu

postado em 30/09/2012 08:00
O agrônomo Júlio Lizárraga Romírez, 75 anos, vive na QI 4 com dois filhos e dois netos em casa decorada no estilo do país de origem: resgate da memória e da importância do seu antepassadoParentes de um agricultor peruano, morto há 100 anos, lutam para que chegue ao conhecimento do mundo uma informação que pode mudar capítulos da história do descobrimento de Machu Picchu %u2014 cidade sagrada construída há cerca de cinco séculos pelos incas. Os descendentes de Agustín Lizárraga Ruiz (1872 -1912) correm contra o tempo para que o agricultor seja reconhecido oficialmente como o homem que pisou pela primeira vez nas ruínas de um dos mais importantes sítios arqueológicos do Ocidente, em 1894, séculos após o desaparecimento misterioso dos povos originários.

Ao contrário do que muitas publicações de história contam, a família do agricultor endossa que o explorador norte-americano Hiram Bingham (1875-1956) chegou atrasado à cidade sagrada, durante uma expedição científica realizada apenas em 1911, 17 anos depois de Agustín avistar, por acaso, arrimos de pedra de monumentos incas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação