Cidades

Especialistas apontam as melhores obras contemporâneas de Brasília

postado em 30/09/2012 08:49

Convidado a comentar o resultado da escolha informal das obras da arquitetura contemporânea de melhor qualidade construídas em Brasília, o arquiteto e ex-superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/DF), José Carlos Coutinho, brincou: "Hoje em dia é mais fácil escolher as mais feias". Povoada nas últimas décadas por edificações de gosto duvidoso, muito distante do primor dos projetos dos primeiros tempos de Brasília, o sítio urbano tombado pela Unesco tem recuperado, pouco a pouco, algo do vigor arquitetônico que lhe valeu, junto com o projeto urbanístico, o título de patrimônio da humanidade.

[SAIBAMAIS] Para identificar algumas dessas obras, o Correio pediu a 11 arquitetos e a um crítico de arquitetura que citassem dez edificações que representassem o melhor da arquitetura contemporânea projetada em Brasília. Entre os consultados estão os diretores das duas mais conceituadas escolas de arquitetura da cidade, professores de arquitetura e representantes de entidades de classe (veja quadro).

Nem todos os arquitetos apontaram dez obras. Ao todo, foram citadas 47. E dessas, uma se descolou das demais em votação quase unânime ; dez dos 12 consultados a citaram: a sede do Sebrae nacional, na 606 Sul, que coincidentemente acaba de receber o prêmio Os melhores da arquitetura e do urbanismo iberoamericanos, na 8; Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, em Cádiz, na Espanha. Sete vezes citada, a sede da Fundação Habitacional do Exército (FHE) encantou os arquitetos consultados com o modo respeitoso e elegante com que ocupou de um dos espaços mais nobres do Plano Piloto, as margens do Eixo Monumental.

Os mais votados

Sebrae nacional (606 Sul) 10
Fundação Habitacional do Exército (SMU, Eixo Monumental Oeste) 7
Casa do Professor ; Câmpus Darcy Ribeiro 5
ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários 5
Sarah (Lago Norte) 4
Câmara Legislativa 3
Confea (508 Norte) 3
Instituto de Química da UnB ; Câmpus Darcy Ribeiro 3
Casa Osler (QI 1, Lago Norte) 3
Torre Digital 3
Reforma dos blocos residenciais da 302 Norte 2
Mercado Design 2
Casa Bettiol (Península dos Ministros) 2
TSE 2
Postos comunitários de segurança 2
Banco Interamericano de Desenvolvimento (SEN) 2
Produção recente da UnB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação