Cidades

Cruzeiro recebe 20º torneio de dominó neste domingo

postado em 30/09/2012 16:38
Torneio de dominó é promovido pela associação Terno de Branco
O ginásio de esportes do Cruzeiro foi palco de um campeonato diferente neste domingo. Na quadra coberta, 52 atletas. No lugar da bola, pequenas peças com pontos. Os tradicionais gritos entre equipes e torcida também deram lugar ao silêncio. Essa última característica é fundamental porque, no jogo do dominó, os melhores competidores são aqueles que conseguem se concentrar.

Mas por trás de toda a seriedade, o 20; torneio de dominó, promovido pela associação Terno de Branco, filiada a Federação brasiliense de dominó, é uma oportunidade para reencontrar velhos amigos e se divertir. Os atletas jogam em duas duplas em partidas que duram cerca de 30 minutos e que são supervisionadas por árbitros ; uma média de quatro por mesa. O campeonato leva de três a quatro horas para finalizar.

Sebastião Dourado, atual presidente da federação brasiliense de dominó, é um dos atletas mais antigos e conhecidos. Presente no primeiro troneio da associação, que ocorreu há 20 anos, já perdeu a conta de quantos troféus ganhou. Hoje se concentra esforços para que Brasília seja a próxima sede do campeonato mundial de dominó, em 2014 e se empenha para conseguir apoio do governo, imprensa e empresas. ;O dominó é muito divulgado no Brasil, mas é visto mais como uma brincadeira. Queremos normatizar e colocá-lo dentro das regras;, diz Dourado.

O presidente da Confederação brasileira de dominó, Ronaldo Aguiar, explica que o dominó é considerado um esporte pela lei Pelé e que, a exemplo da Fifa para o futebol, existe a Federação Internacional do Dominó (FID) para o jogo das pecinhas com pontos. Aguiar salienta que Brasília tem se destacado nos jogos. ;No último campeonato mundial, na Venezuela, foram cerca de 1mil atletas. Do Brasil, foram quatro. Todos brasilienses;, lembra.

Aguiar conta que o dominó traz muitos benefícios e que pode ser um aliado no aprendizado de crianças para desenvolver o raciocínio lógico e aprender matemática de forma divertida. ;Temos um projeto de colocar como atividade extra-curricular nos colégios. Eu já trabalho como voluntário na escola classe 6 do Guará e os alunos adoram;, diz. ;Temos de incentivar atividade intelectual nas pessoas e o dominó faz isso, tem estudos que comprovam que ele ajuda a aumentar a concentração, a memória e na luta contra Mal de Parkinson e Alzheimer;, completa.

Para ele, uma das formas de ter sucesso nas partidas é arrumar um bom parceiro e adotar treinos constantes com ele. Ter um bom entrosamento com companheiro, muita memória e concentração também são importantes para acumular vitórias. ;Além de ser um local onde você socializa, o legal do dominó é que você ele não discrimina. Não tem idade nem sexo;, avalia.

Campeões

O jovem Chico Chagas, 31, que no dia a dia trabalha em uma empresa de informática, é considerado o melhor jogador em termos técnicos do torneio. Há mais de 20 anos, tem costume de jogar com as peças numeradas. Aderiu aos campeonatos desde 2008. ;Como todo jogo, às vezes, você conta com a sorte, mas o mais importante é a concentração;, opina. ;Quem ainda não participou acha que é uma reunião amadora, mas é bem mais organizado, não tem mais a imagem de que é um jogo de velhos;, brinca.

O vencedor do último campeonato brasileiro dessa modalidade, que ocorreu em maio deste ano no Hotel Nacional, é um brasiliense: o microempresário Jacson Cordeiro, 35. ;Dominó é como futebol, você tem que treinar muito, se não erra. Também acho importante ter uma boa capacidade de concentração;, acredita.

Mas nem todos são competidores de longa data. Alguns novatos, como o jornaleiro Roberto Aguiar, 44, e o filho, Matheus, 14, se aventuraram no primeiro torneio. ;Viemos prestigiar o evento, o nosso bairro. A cidade tem muito a ganhar com isso e você toma gosto pela coisa;, comenta Roberto. ;Espero participar de outros;, palpita o filho.

Participe:

O próximo torneio ocorrerá em 21 de outubro, na praça da QE 30, no Guará II, com início previsto entre 9h e 10h. A taxa, que varia de R$ 10 a R$ 20, pode ser paga no local.

Mais informações pelo site www.ternodebranco.com.br.
Curiosidade:

- A peça que tem, dos dois lados, o mesmo número de bolinhas, é chamada de: bucha, camburão, duble, e carroça.


Benefícios:

- Desenvolve o raciocínio lógico

- Aumenta a capacidade de concentração

- Permite sociabilidade

- Pode representar melhoras em doenças como Alzheimer e Mal de Parkinson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação