Brasília ; Brasília quer ser palco de uma prova automobilística de rua "verde" em 2014. Nesse sábado (29/9), o governador Agnelo Queiroz assinou, em Frankfurt, um protocolo de intenções entre o GDF e o City Challenge para realizar uma prova da categoria. O City Challenge é um evento de três dias feito exclusivamente para promover tecnologias sustentáveis. A corrida propriamente dita envolve carros da categoria turismo movidos a células de combustível e monopostos tipo fórmula movidos a eletricidade. Paralelamente, a cidade-sede do evento é tomada por shows, competições de ciclismo, apresentações infantis e festas. O mote não muda: promoção de tecnologias verdes. "Usamos a cidade inteira como palco e a pintamos de verde durante o evento", explicou o presidente do City Challenge, Hartmut Beyer.
O City Challenge realiza provas anuais nas cidades de Budapeste (Hungria), Bucareste (Romênia) e Baku (Azerbaijão). Tem contrato de transmissão das corridas para emissoras de 22 países - o Brasil ainda não as televisiona - e chega a 600 mil domicílios, segundo os organizadores.
Beyer contou que, uma vez assinado o protocolo de intenções, o segundo passo será dado logo depois da prova de Baku, marcada para o fim deste mês. Uma equipe de engenheiros visitará Brasília em novembro para estudar possibilidades de traçado para a prova. "Depois produziremos um relatório e mandaremos ao Governo do Distrito Federal, que o revisará", disse. O plano é fazer a corrida nas ruas da cidade em 2014, durante as comemorações do aniversário de 54 anos de Brasília.
Integrante da comitiva, o deputado Israel Batista garantiu o apoio do Poder Legislativo ao evento. "Daremos toda a cobertura normativa que for necessária. Essa corrida é a cara da nossa cidade."