Luiz Calcagno
postado em 04/10/2012 22:59
Até às 23h, o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, haviam 20 ocorrências de incêndio em áreas de cerrado em todo o Distrito Federal. De acordo com o sargento Leonardo Santarém, todos os veículos de proteção florestal da corporação estavam empenhados nas chamadas. Alguns carros de combate às chamas destinados à áreas urbanas também foram deslocados para combater as chamas.
Mesmo com o deslocamento massivo de veículos e homens, algumas ocorrências permaneciam em aberto. O incêndio mais crítico ocorre em uma área do Lago Oeste, próximo à Fercal. De acordo com Santarém, o incêndio é de médio a grande porte e não há como os bombeiros combaterem as chamas durante a noite.
Ele explicou que o terreno no local é muito acidentado e não há como se aproximar com veículos. "Seria arriscado demais para os homens. Como já sabíamos que a área é de risco, sobrevoamos o local durante o dia para traçar alguns planos, e detectamos a impossibilidade de combater o fogo nesse horário", disse.
Por volta de 18h, homens da corporação extinguiram as chamas de outro incêndio em Sobradinho II, próximo ao Polo de Cinema, que durava desde às 10h. Para conseguir controlar a queimada, os bombeiros utilizaram, além de seis carros, um avião e cerca de 50 homens com abafadores nas áreas de difícil acesso.