postado em 05/10/2012 22:55
O Distrito Federal será uma das três primeiras unidades da Federação - ao lado da Bahia e de Minas Gerais - a usar o 162, número será adotada pela Ouvidoria-Geral da União e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para receber as ligações feitas às ouvidorias públicas municipais e estaduais do país. A expectativa é que até o final deste ano o 162 esteja disponível.A expectativa é de que um único número agilize o atendimento nas demais ouvidorias. Ao ligar no 162, o cidadão será transferido automaticamente para o local correspondente a sua demanda.
A ouvidora-geral do DF, Vera Lúcia Coelho de Medeiros, afirmou que o 162 fortalece o atendimento aos cidadãos que utilizam as ouvidorias. "Esse número vai funcionar como o da polícia, para o qual se liga e logo se é transferido ao serviço de teleatendimento da cidade. Criamos assim uma identidade para as ouvidorias", comentou a ouvidora.
O objetivo é facilitar a memorização para os cidadãos que queiram opinar, criticar, denunciar ou sugerir medidas de políticas públicas. Apenas no primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria-Geral do DF recebeu 70 mil ligações. Mais da metade foram reclamações. As demais comunicavam denúncias, elogios e sugestões. Até o momento, o setor que registrou mais críticas da população na ouvidoria do Distrito Federal foi o transporte público.