Cidades

Em meio às eleições, moradores do DF aproveitaram o dia para passear

postado em 08/10/2012 07:13
A exposição A terra vista do céu, na área externa do Museu Nacional, atraiu a atenção dos brasilienses

Ruas limpas, sem os tradicionais santinhos, transporte clandestino de eleitores ou pessoas presas por boca de urna. Ninguém foi convocado para ser mesário na votação. Na capital federal, o domingo foi preguiçoso e quente como sempre. No calor de 31;C, os brasilienses aproveitaram para andar de caiaque no Lago Paranoá, passear no calçadão do fim da Asa Norte, se exercitar no Eixão e se refrescar na piscina de clubes. As exposições, como a do Museu Nacional, estavam cheias de cidadãos em busca de cultura para fechar bem o fim de semana.



O ambiente diferente do restante do Brasil deve-se ao fato de que Brasília tem uma natureza singular: funciona ao mesmo tempo como estado e município, por ser uma unidade da Federação e também possuir as competências legislativas reservadas a qualquer cidade do Brasil. Quem atua na função de prefeito da cidade e das zonas administrativas é o governador, escolhido nas eleições estaduais. Além de Brasília, os moradores de Fernando de Noronha não votaram ontem, porque o arquipélago tem um administrador-geral nomeado pelo governador de Pernambuco.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação