Cidades

Uso de câmeras de segurança começa a ganhar o ambiente escolar no DF

postado em 14/10/2012 08:09


No Distrito Federal, há cerca de uma câmera de vigilância para cada cinco habitantes. No total, são quase 500 mil equipamentos espalhados por avenidas, corredores, empreendimentos e elevadores. A maioria passa despercebida no dia a dia do brasiliense, mas, agora, a instalação de filmadoras em um ambiente específico ; as salas de aula ; provoca polêmica entre estudantes, educadores e familiares.

Em Brasília, pelo menos três instituições particulares adotaram as ferramentas de segurança recentemente: o Ciman (Área Octogonal Sul e Cruzeiro), há mais de 10 anos; o Galois (601 Sul), desde o início do ano; e o Colégio La Salle (906 Sul ), que neste semestre iniciou a segunda fase de implementação dos aparelhos.

Clique na frase abaixo e participe da enquete:
Você concorda com o uso das câmeras de segurança em salas de aula da rede particular?


Em setembro, 107 estudantes de uma escola de São Paulo acabaram suspensos após protestar contra a colocação de câmeras no interior das salas. Os alunos do colégio Rio Branco, um dos mais requisitados da capital paulista, foram surpreendidos pelos equipamentos nas salas e organizaram, no horário do recreio, uma manifestação contra a iniciativa da direção. O caso ganhou repercussão nacional e trouxe o debate sobre o monitoramento novamente à tona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação