postado em 16/10/2012 10:32
Todos os dias, eles saem de casa para cumprir uma missão nobre: educar milhares de crianças e jovens do Distrito Federal e ensinar a elas lições de cidadania por meio do esporte. Na manhã de ontem, foi a vez de saírem de casa para uma festa em reconhecimento a esse belo trabalho. Marcada pela emoção, a comemoração do dia do professor para os colaboradores dos Centros Olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião lotou o auditório Hipólito José da Costa, na sede da Fundação Assis Chateaubriand, parceira da Secretaria de Esporte no projeto Esporte e Cidadania.O destaque do evento foi a palestra do ex-comandante do Exército e atleta paralímpico Nelson Leoni. Ele dividiu com os professores presentes a história de como sua vida mudou depois de tomar um tiro no peito, de fuzil, durante uma missão de paz no Haiti. Segundo Leoni, o que a ajudou a superar as dificuldades foi o esporte e o companheirismo dos amigos e familiares. ;Aprendi o valor da vida depois de tudo isso;, destacou o militar, que pratica natação e atletismo.
Para o professor de futebol Elvys Rodrigues, do Centro Olímpico de Samambaia, a história de Leoni levou a reflexões para o dia a dia. ;Tirei muitas lições hoje, como valorizar as pequenas coisas e não reclamar por qualquer coisa;, comentou. A palestra despertou ainda algumas curiosidades, como o caso do professor de desenvolvimento motor na unidade de Ceilândia, Rogério Martins. Ele contou que deixou a profissão de segurança e brigadista para ser educador. E não se arrependeu. ;Deixei minhas outras atribuições para me dedicar como professor e já trabalhei com vários esportes. É uma experiência muito boa.;
Após a palestra, foi exibido um vídeo motivacional para os professores e, em seguida, todos receberam brindes e participaram de um lanche de confraternização. ;Lá na ponta, é importante ter motivação. Quero parabeniza-los por esse cuidado, carinho e dedicação, porque eles passam a maior parte do tempo nos centros, se dedicando aos outros;, observou o secretário de Esporte do Distrito Federal, Júlio Ribeiro.
Na avaliação do diretor de relações institucionais da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo César Marques, que também participou do evento festivo, é fundamental valorizar os professores. ;Esta comemoração é uma oportunidade para que os professores façam uma reflexão sobre a própria forma de educarem e com isso, gerem melhorias para o processo educacional;, ressaltou.
Para saber mais sobre o projeto Esporte e Cidadania, acesse www.esportecidadaniadf.org.br
Colaborou Vinícius Ferreira