postado em 17/10/2012 08:39
Parte de uma passarela caiu próximo ao edifício Brasília Trade Center, localizado na Quadra 1 Bloco C, no Setor Comercial Norte (SCN), na madrugada desta quarta-feira (17/10). A área já havia sido isolada na semana passada pela Defesa Civil, porém continuou sendo usada para a passagem de pedestres. Com a chuva dessa terça-feira (16/10), um dos subsolos do prédio ficou alagado e o prédio ficou sem energia elétrica.
De acordo com o administrador do prédio, Roberto Grosse, o problema foi causado por uma obra ao lado do edifício, que faz a implantação da rede de água e esgoto, o que acabou por obstruir alguns bueiros. Grosse relatou que, com a chuva de ontem, um buraco na parede foi aberto. Uma grande quantidade de água teria entrado e inundado o quarto subsolo, onde fica a central de máquinas do edifício. O administrador informou ainda que o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da 1h30 e desligou todo o sistema de eletricidade até que o nível da água fosse reduzido.
O prédio de 17 andares tem cerca de 300 estabelecimentos que, no momento, estão sem água e esgoto. Parte dos 1.400 funcionários espera do lado de fora para saber se hoje haverá expediente. Grande parte dos empregados já foi dispensada. Pela manhã, a eletricidade foi restabelecida. Apenas os elevadores e ar-condicionado não foram religados.
[SAIBAMAIS]A obra ao lado do prédio também está alagada. O poço, com cerca de 30 metros de diâmetro, chegou a ter 1,8 metro de água. Ferramentas, caminhões e escavadeiras estão submersas.
Segundo a assessoria da Defesa Civil, o problema na estrutura é antigo e não ocorreu apenas hoje. A assessoria informou que, na semana passada, houve um deslocamento de terra próximo à passarela, e que o órgão isolou a área. Entretanto ainda assim as pessoas continuaram passando por ela. O subsecretário da Defesa Civil, Sergio Bezerra, disse que o problema é particular e não irá interditar o prédio se não houver risco de vida.
Assista a reportagem da TV Brasília.
[VIDEO1]