Por volta das 10h50 desta quarta-feira (17/10), uma equipe da Defesa Civil chegou ao edifício Brasília Trade Center, no Setor Comercial Norte (SCN). Durante a madrugada, uma passarela de pedestres caiu. A área já havia sido isolada na semana passada pelo órgão, porém continuou sendo usada. Com a chuva, um dos subsolos do prédio ficou alagado e o prédio sem energia elétrica, que foi restabelecida durante a manhã.
O coronel Bezerra diz que a construtora da obra já havia sido notificada por conta das falhas na captação da rede de água esgoto. O não cumprimento da orientação, segundo ele, foi a causa do transtorno enfrentado hoje. Nesta manhã, eles fazem nova inspeção e devem isolar a área mais uma vez, até que a construtora resolva o problema. Ele destaca que a responsabilidade pelos reparos é da construtora e ressaltou que o prédio do Brasília Trade Center não corre risco de desabamento.
[SAIBAMAIS]O administrador do prédio, Roberto Grosse, afirma que, com as falhas na obra, alguns bueiros ficaram obstruídos. Com a chuva de ontem, um buraco na parede foi aberto, segundo ele, e a água invadiu o quarto subsolo e atingiu cerca de 1,8m de altura. Na área fica a central de máquinas do edifício. O administrador informou ainda que o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da 1h30 e desligou todo o sistema de eletricidade até que o nível da água fosse reduzido.
O prédio de 24 andares tem cerca de 300 estabelecimentos que, no momento, estão sem água e esgoto. Parte dos 1.800 funcionários espera do lado de fora para saber se hoje haverá expediente, . Pela manhã, a eletricidade foi restabelecida. Apenas os elevadores e ar-condicionado não foram religados.
A obra ao lado do prédio também ficou alagada. O poço, com cerca de 30 metros de diâmetro foi completamente tomado. Ferramentas, caminhões e escavadeiras ficaram submersas em uma lagoa de barro de pelo menos dez metros de profundidade. Em nota a assessoria da Cyrela Brazil Realty informou que o empreendimento tem sofrido influência das últimas chuvas e tem tomado as devidas providências para minimizar os danos gerados, ressaltou ainda que a Novacap está trabalhando para sanar o problema com a rede pluvial.