Cidades

Hmib realiza o mutirão de laqueadura sem cortes a partir de quinta-feira

postado em 17/10/2012 16:58
O mutirão no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) deve se estender até sexta-feira (19/10). Terão prioridade pacientes que participaram do programa de planejamento familiar e aguardam o procedimento na fila de espera da Secretaria de Saúde do Distrito federal (SES-DF).

No total, foram analisados 400 casos de casais que buscavam o atendimento na rede pública de saúde. As pacientes passaram pela triagem médica e obtiveram todas as informações referentes ao procedimento.



No primeiro mutirão de laqueadura do Hmib, entre dos dias 15 e 16 de setembro, foram realizadas 165 cirurgias por uma equipe composta por especialistas em obstetrícia e ginecologia, anestesistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e administrativos.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde da regional, João Rocha Vilela, para participar do mutirão é fundamental que o casal obedeça todas as etapas do planejamento familiar e que tenha sido esgotado o uso de outros métodos contraceptivos. ;A cirurgia de laqueadura tubária é realizada após cessarem todas as possibilidades de contracepção. O casal necessita preencher todas as determinações legais e ter consciência da vontade de não mais procriar;,afirma o ginecologista e obstetra.

O mutirão usa a técnica ;Essure;, novo método de contracepção que esteriliza a mulher, como a laqueadura, mas sem necessidade de cirurgia. Pelo procedimento, é introduzida uma mini-mola com a ajuda de um aparelho chamado histeroscópio pela vagina até o útero, chegando às tubas uterinas. O método é rápido, dura em média 15 minutos, sem cortes ou anestesia e a paciente pode retomar imediatamente suas atividades. Nos três meses seguintes à implantação é preciso utilizar outros métodos contraceptivos pois só após esse período o organismo absorve a mola e forma uma barreira que impede a passagem do esperma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação