postado em 18/10/2012 17:47
O aparelho de ressonância do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está inoperante desde o último sábado (13/10). Um funcionário fazia faxina próximo ao local com uma enceradeira quando o equipamento foi sugado pelo aparelho de ressonância magnética.A assessoria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) informou que os funcionarios são orientados a não se aproximarem da sala com objetos metálicos. Ainda de acordo com a assessoria, o servidor se descuidou e não percebeu que a porta da sala de ressonância estava aberta, resultando no acidente. O homem não teve ferimentos graves. O local estava vazio; os atendimentos são realizados de segunda a sexta.
A empresa responsável pela manutenção do aparelho aguarda equipamento importado da China para fazer análise detalhada e verificar se o aparelho deve ser trocado ou os danos reparados.
Só existe um aparelho de ressonância no hospital, que serve de base para média diária de 50 atendimentos. Por conta da alta procura pelo exame e a falta de equipamentos na rede, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES) vai encaminhar os pacientes que necessitarem do atendimento para o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e para o Hospital das Forças Armadas (HFA). A Secretaria afirma ainda que foi aberto processo de licitação para compra de mais máquinas de ressonância.
A enceradeira ainda esta dentro do aparelho e não há prazo para o conserto.