Cidades

Espanhol radicado em Brasília diz publicamente ser o verdadeiro pai do bina

Antonio Temóteo
postado em 21/10/2012 06:54


A intrincada história da bilionária disputa pelo reconhecimento legal da criação do identificador de chamadas, o popular bina, tem um novo personagem. Ao longo de pelo menos duas décadas, o engenheiro mineiro radicado em Brasília Nélio José Nicolai, 72 anos, sustenta ser o pai da tecnologia, que movimenta mais de R$ 2,5 bilhões por mês apenas com o segmento de telefonia celular. Mas um outro morador da capital do país, o também engenheiro elétrico José Daniel Martin Catoira, 68, diz ser o verdadeiro inventor do sistema.





Em busca da reparação do que ele considera um erro, Catoira, que é espanhol de nascença, ingressou com ações na Justiça Federal do Rio de Janeiro, em novembro e dezembro de 2005, para que a patente PI9202624-9, requerida por Nicolai em 1992 perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), seja anulada. O espanhol, que nunca havia dado entrevistas e falou com exclusividade ao Correio, sustenta que esse título nunca poderia ter sido concedido ao brasileiro, pois o registro dele, PI8106464, foi solicitado uma década antes, em 1981.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação