Os servidores do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) paralisam as atividades por 48 horas a partir desta quarta-feira (24/10). A decisão, tomada durante uma assembleia, no dia 18, afeta todas as unidades da autarquia. Nesses dois dias, estarão suspensos os atendimentos como vistoria veicular pra transferência de propriedade e emissões de documentos (CRLV, CNH entre outros), além de cursos de reciclagem e operações de fiscalização.
De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), a paralisação é motivada pela falta de diálogo com o governo. A categoria reivindica a reestruturação das carreiras e a efetivação do cronograma de nomeações e concursados. Segundo o presidente do sindicato, Eider Marcos Almeida, foi realizada uma reunião nessa terça-feira (23/10) entre as partes, mas nenhum acordo foi firmado.
Devido à paralisação, algumas mudanças no trânsito não foram realizadas nesta manhã, como é de costume. Com isso, motoristas enfrentam congestionamentos, caso do Eixo Monumental, no sentido Esplanada dos Ministérios. O retorno em frente ao Memorial JK, que normalmente é fechado para facilitar o fluxo de veículos, não foi bloqueado e o sinal funciona normalmente. O congestionamento é grande e prejudica todas as seis faixas da via S1.
Segundo informações da categoria, apenas o serviço de avaliações de habilitações deve ser realizado durante as próximas 48 horas. Todos os postos do Detran permanecem fechados e abrem normalmente na manhã de sexta-feira (26/10). O Correio entrou em contato com a assessoria do GDF, mas não obteve resposta até o momento.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]