Cidades

Correio lança hoje concurso que vai eleger a árvore mais bonita do cerrado

postado em 25/10/2012 06:20
Brasília, a cidade de 52 anos declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, além de possuir uma arquitetura contemporânea contemplada por palácios e monumentos, é rodeada por áreas verdes. Todo o Entorno é pontilhado por áreas naturais, reservas ecológicas, grutas, vales, rios e cascatas. Diante disso ; e depois do sucesso das promoções temáticas do ipê-roxo e do ipê-amarelo ;, o Correio Braziliense, em parceria com operadora de telefonia celular Vivo, lança hoje o concurso cultural que vai eleger a árvore mais bonita do cerrado ; que pode ser típica ou não, basta que esteja localizada na região.

De acordo com o professor de botânica da Universidade Católica de Brasília, Luciano Cemin, 35 anos, há diversos tipos de árvores que se adaptaram à vegetação do DF ao longo do tempo, oriundas de outros estados. ;Essas espécies são árvores de paisagismo e têm mais facilidade para se adaptarem;, explica.

Quem quiser participar deve mandar suas fotos até 5 de novembro para o site

. As imagens devem ser inéditas e as árvores têm de estar no DF ou no Entorno. As melhores ; eleitas por meio de votação popular ; serão premiadas com três smartphones. O primeiro lugar ganha um iPhone 4S; o segundo, um Samsung Galaxy S; e o terceiro, um Nokia Asha 302. O participante deve ser pessoa física, maior de 16 anos, residente e domiciliado no DF ou no Entorno.


[SAIBAMAIS]De todo o material enviado (o último concurso que elegeu o ipê-amerelo mais belo da cidade recebeu cerca de 90 mil imagens), apenas 25 serão selecionadas, segundo critérios de criatividade e originalidade. O resultado será divulgado em 11 de novembro, nos sites da promoção e do Correio. No dia seguinte, tem início a votação popular nos mesmos endereços eletrônicos. Os eleitores podem opinar até o dia 20. O resultado sairá em 25 de novembro, e os vencedores serão notificados para o recebimento dos respectivos prêmios por e-mail ou telefone.

Fruto e sombra


Apesar de o prêmio ser motivação para os concorrentes, a ideia do concurso também é valorizar a vegetação típica do Distrito Federal e inspirar nos leitores o apreço pelo meio ambiente. O cerrado só perde para a Amazônia no quesito de maior biodiversidade do Brasil e suas espécies compreendem uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados, divididas entre os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí, além do DF.

E é essa a opinião do diretor executivo do Jardim Botânico, Jeanitto Gentilini, 43 anos, que trabalha há 19 no setor. Segundo ele, o concurso convida as pessoas a estarem atentas ao cerrado. ;Estimula que a população olhe a beleza que temos. A partir da foto que tirarem, todos podem tornar-se grandes admiradores da natureza. Considero as árvores do cerrado geniais por sua capacidade de se adaptarem ao clima, desenvolverem troncos retorcidos e fortificados, além de terem folhas grossas e florescerem na época de estiagem;, explica.

Além disso, ele compara as espécies ao modo como os seres humanos deveriam viver: generosamente. ;Elas dão o oxigênio que têm, as folhas, o fruto, a sombra e a madeira. As pessoas podem aprender com a natureza a serem mais amáveis;, recomenda. Quem quiser passear pelo Jardim Botânico pode aproveitar para fazer o seu clique. Árvores como sucupira, copaíba, pequi, jatobá, cagaita e quaresmeira (veja Para saber mais) podem ser facilmente encontradas por lá.

Premiação
Primeiro lugar:
iPhone 4S 16GB
Segundo lugar: Samsung Galaxy S
Terceiro lugar: Nokia Asha 302

Cronograma
25/10 ;
início da promoção
5/11 ; fim do prazo para enviar fotos
11/11 ; divulgação das 25 melhores fotos
12/11 ; início da votação popular
20/11 ; fim da votação
21/11 ; checagem dos votos
25/11 ; divulgação do resultado na edição impressa e na internet

Regulamento
; Enviar fotos de 25/10 a 5/11 para o site www.dzai.com.br/arvoresdocerrado
; A fotografia deve ter resolução mínima 1.024 x 728 e peso máximo de 5Mb, ser encaminhada no formato JPG. O nome do arquivo deverá ser escrito da seguinte forma: NOME_SOBRENOME_DATA
; Árvores deverão estar exclusivamente no DF ou no Entorno
; Cada participante poderá enviar uma única foto
; A fotografia deverá ser inédita, atual, tirada em 2012 e de autoria do concorrente
; O concurso é válido para pessoas físicas, maiores de 16 anos, residentes e domiciliadas no DF e cidades do Entorno
; É preciso enviar, com a fotografia, nome completo, CPF, dois telefones para contato, e-mail e endereço completo da localização da árvore

Observação
Os participantes do presente concurso declaram que as fotografias poderão ser utilizadas para fins de publicação e divulgação, no todo ou em parte, em qualquer mídia pela empresa promovente, sem que constitua ofensa a direitos autorais e/ou conexos e estão cientes de que sua imagem, nome e voz, dados pessoais e respectivas obras poderão ser utilizados em fotos, cartazes, filmes, spots e em qualquer tipo de mídia e peças promocionais exclusivamente para a divulgação da conquista do prêmio.

Para saber mais
Patrimônio ecológico

Diante da importância do patrimônio ecológico da cidade, o Governo do Distrito Federal criou uma lei que protege as árvores do cerrado. O Decreto n; 14.783, de junho de 1993, definiu que alguns espécimes nativos da vegetação devem ficar tombados pelo patrimônio ecológico do DF. Árvores como ipê, copaíba, sucupira-branca, pequi, cagaita, buriti, gomeira, pau-doce, aroeira, embiriçu, peroba e jacarandá não podem ser cortadas. Para cada árvore cortada, é necessário o plantio de 30 mudas.


Cerrado
TÍPICAS

Sucupira
Copaíba
Pequi
Jatobá
Cagaita
Quaresmeira
Mamacadela
Tamboril
Aroeira
Buriti
Gonçalo Alves

Não típicas
Flamboyant
Jaqueira
Mangueira
Guapuruvu
Araucária
Pinheiro
Abacateiro
Patas-de-vaca
Cambuí
Sibipiruna
Ingá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação