postado em 26/10/2012 22:23
Após seguir e roubar o carro de uma aposentada, grupo de assaltantes levou à perseguição que deixou um policial ferido, nesta sexta-feira (26/10). O suspeito, perseguido por duas equipes da Polícia Militar, manobrou o carro, na contramão, e atingiu uma viatura, em Ceilândia. Abordada dentro de um lan-house, em Vicente Pires, a vítima pode ter sido alvo de um crime encomendado, conforme as primeiras investigações. Seguem soltos dois envolvidos, que teriam dado apoio ao assalto e fugiram em outro carro.
Após realizar um depósito, de R$400, a aposentada, de 61 anos, encaminhou-se para a lan-house, na Rua 4A, a fim de avisar alguém - via internet - sobre a transação, de acordo com a delegada-chefe da 38ª DP, Tânia Dias Soares. %u201CEles estavam seguindo a proprietária da Hilux. Era a vítima perfeita, presa fácil", avalia, sobre a moradora de Vicente Pires. Por volta das 4h20, quando ela usava o computador, chegaram três assaltantes, em um Celta vermelho. Câmeras de segurança registraram o crime.
"Eles entraram atrás do carro", frisou a dona da lan lan-house, que preferiu anonimato. "Um dos homens estava armado e o rapaz foi pegar a chave. Tentou abrir duas vezes o carro errado, fez disparar o alarme." Os equívocos, relata a testemunha, chegaram a fazer com que o comparsa discutisse com o rapaz. Aproveitando o local, os assaltantes levaram a aliança, de ouro, da proprietária e R$ 120. Achado o carro certo, o rapaz partiu rumo a Ceilândia.
Pelo rádio, foram mobilizadas equipes dos batalhões da PM em Ceilândia e Taguatinga. Durante a perseguição, o rapaz teria subido por um canteiro central e tomado a contramão de outra pista. Nela, com a viatura parada, um sargento apontou a pistola, pela janela, em resposta à aproximação da Hilux. Vendo a arma, o suspeito bateu no lado direito da viatura. Por ter amassado a porta, o choque feriu a perna do PM, no banco do passageiro. Ferido sem gravidade, o policial foi hospitalizado e liberado.
Ao manter a fuga, o assaltante passou por obstáculos como meios-fios e blocos de concreto. Além da viatura, uma Changan foi avariada. À altura da QNM 21, com os pneus furados e rodas da Hilux danificadas, o suspeito seguiu a fuga correndo a pé. Foi alcançando em seguida por um cabo do 8º BPM. Sem antecedentes após a maior idade, Leonardo Vieira Sousa, de 18 anos, foi autuado em flagrante por roubo a comércio, roubo de veículo, dano a bem público e tentativa de homicídio, conforme Soares.
%u201CTemos as filmagens deles na lan-house. Não há dúvida que seja ele%u201D, reforçou, sobre o morador de São Antônio do Descoberto. Para a titular, há indícios de crime encomendado. %u201CChegaram perguntando onde estava a chave da Hilux, que ela entregou. Ele perguntou se o carro dela era o prata ou o preto, dando a entender qual queria", observou. %u201CDepois de não ter conseguido ligar, ele voltou para perguntar qual era o carro. %u201CEsse tipo de veículo é visado. Tende a ser vendido em locais do interior, para fazendeiros.%u201D O assalto foi anunciado com uma arma, ainda não encontrada.