postado em 26/10/2012 22:43
As novas unidades serão em Ceilândia e Samambaia. A construção foi anunciada após reunião entre o Governo do Distrito Federal e o Ministério Público do DF na tarde desta sexta-feira (26/10). Também foi assinado um termo de compromisso para a desativação da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje. "Nos comprometemos a acabar com o Caje até dezembro de 2014, mas acredito que a unidade será desativada antes disso", afirma Rejane Pitanga, chefe da Secretaria de Estado da Criança.Ao todo, sete unidades serão construídas no DF. Três já estão sendo erguidas, em São Sebastião, Santa Maria e Brazlândia. A previsão é de que sejam inauguradas em 2013. Já no Gama e em Sobradinho, a previsão é que as unidades sejam concluídas em 2014.
"Agora nos comprometemos a construir mais duas, que devem começar a ser construídas em 2014, com previsão de conclusão em 201", explica Rejane. De acordo com a secretária, além das unidades de internação, serão construídos quatro centros de semi-liberdade para adolescentes em conflito com a lei no DF.
"Além das obras, temos o compromisso do governo de capacitar e contratar novos servidores, o que vai adequar o DF e superar os problemas atuais", afirma Rejane. Hoje, o Caje tem 350 internos, mais que o dobro da capacidade máxima. Entre agosto e setembro, em um intervalo de 20 dias, três adolescentes foram assassinados dentro do centro de internação.