Cidades

Após dia mais quente do ano, brasiliense continuará sentindo calor

postado em 30/10/2012 07:23


Depois de registrar o dia mais quente e seco do ano, nessa segunda-feira (29/10), os brasilienses não terão trégua no calor nesta terça-feira (30/10). De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva na cidade só deve chegar na sexta-feira (2/10). Antes, apenas chuvas rápidas e isoladas, que não devem aliviar o calor na cidade.

[SAIBAMAIS]A previsão para esta terça-feira é de dia claro com o tempo parcialmente nublado e névoa seca. Durante a madrugada os termômetros chegaram a marcar 21;, e no meio da tarde a temperatura pode chegar a 33;. A umidade relativa do ar irá variar de 50% a 15% nas horas mais quentes do dia.

Massa de ar quente

A explicação para tanto calor e a falta de chuvas dos últimos dias é que existe, sobre o Centro-Oeste, uma massa de ar seco que impede a formação de nuvens e bloqueia as frentes frias vindas do Sul. Quando a massa de ar enfraquecer, o que deve ocorrer no fim da semana, deve voltar a chover.



A Defesa Civil continua monitorando a umidade do ar para emitir alertas para a população, caso o índice permaneça baixo por muitos dias. Se durante cinco dias consecutivos a umidade permanecer entre 20% e 30%, é decretado estado de atenção. Se ficar entre 12% e 20% durante três dias, passa a ser de alerta. Em dois dias abaixo de 12%, emergência. Nesse caso, as aulas e atividades de trabalhadores no sol podem ser suspensas. Segundo a Defesa Civil, Brasília não atingiu o nível mais crítico, como ocorreu no ano passado.

Fique atento

; Beba bastante líquido, pelo menos um copo por hora: água, suco de frutas natural ou água de coco.
; Evite comidas salgadas. Consuma muitas frutas, verduras e legumes.
; Torne o ambiente mais úmido com bacias de água, toalhas molhadas ou umidificadores de ar.
; Tenha cuidado com ar-condicionado. Evite as temperaturas muito baixas, que roubam ainda mais a umidade do ambiente. Mantenha o aparelho entre 22; e 23;.
; Não tome banhos prolongados com água quente e com o uso excessivo de sabonete, para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele.
; Evite fazer atividades físicas entre o fim da manhã e o começo da tarde.


Com informações de Gizella Rodrigues e Roberta Abreu

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação