Cidades

Movimentação de pessoas é intensa nos cemitérios durante o feriado

postado em 02/11/2012 10:09
Muitos brasilienses dedicam a manhã desta sexta-feira (2/11) às homenagens aos entes queridos neste feriado de Finados. A movimentação nos seis cemitérios do Distrito Federal é intensa desde o começo da manhã. Segundo a Polícia Militar, nenhum incidente foi registrado até o momento.

As portas do Campo da Esperança foram abertas às 7h. No entanto, antes deste horário, dezenas de pessoas já formavam filas na entrada. Até por volta das 10h, a movimentação era intensa. Há retenção no trânsito nas proximidades, mas a Polícia Militar controla o tráfego e notifica os condutores que cometem infrações, a fim de evitar transtornos aos visitantes.

[SAIBAMAIS]De acordo com a PM, mais de 150 mil pessoas devem passar pelo Campo da Esperança durante todo o dia. As missas são realizadas desde as 8h e a última deve ser celebrada às 17h. Neste momento, não chove no local.

A mesma situação é encontrada no cemitério do Gama, onde muitas famílias visitam e fazem a limpeza dos túmulos de entes falecidos.



Acesso facilitado

Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), para facilitar a vida das pessoas que sairão de casa hoje, as linhas de ônibus que dão acesso aos cemitérios terão oferta aumentada das 7h às 18h, de acordo com a demanda. O restante das linhas irá operar com tabela horária de domingo. O funcionamento do Metrô-DF será como nos feriados, das 7h às 19h e tarifa a R$ 2. Aos que desejarem orar pelos familiares e amigos que já se foram, a Arquidiocese de Brasília oferecerá 35 missas nos cemitérios do DF. As celebrações ocorrerão em intervalos de pelo menos uma hora e meia.

Opções

Para quem busca opções de lazer, várias atrações locais estarão abertas. O Zoológico, o Jardim Botânico e a Torre de TV Digital abrem das 9h às 17h. A Torre de TV funciona das 9 h às 18h e os shoppings entre 14h e 20h. Cinemas e praças de alimentação também funcionarão. O comércio abre a critério de cada lojista e a Água Mineral estará fechada hoje, mas o expediente será normal no sábado e no domingo.

Com informações de Thaís Paranhos e Amanda Souza

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação