Em alguns casos, mesmo sem conferir a fisionomia do visitante, a entrada no edifício é permitida com uma simples indicação ao responsável pela portaria. ;Hoje, estava distraído, mas monitoro a pessoa no elevador por meio das câmeras;, justificou o porteiro João de Deus, 51 anos, da 210 Norte. Na 313 Norte, a reportagem entrou duas vezes no mesmo prédio sem despertar a atenção de nenhum empregado, pois o acesso automático não estava travado. ;Realmente, não percebi que a porta estava aberta. Agora, vou ficar mais atento. Mas o ideal seria que os moradores, ao sair, verificassem o travamento;, defendeu o porteiro Nelson de Oliveira, 45 anos.