postado em 12/11/2012 10:42
É hora de votar na árvore do cerrado mais bonita do Distrito Federal e Entorno. De hoje a 20 de novembro, os internautas poderão selecionar os exemplares prediletos entre os 25 finalistas do concurso cultural promovido pelo Correio Braziliense, em parceria com a operadora Vivo. Basta acessar o portal da disputa: www. correiobraziliense.com.br/arvoresdocerrado. É possível votar quantas vezes quiser, mas os endereços de IP dos computadores serão rastreados para evitar fraudes.Antes de o voto ser computado, contudo, os participantes da enquete precisam digitar um código de uma imagem. O mecanismo é usado para aumentar ainda mais a segurança do concurso. A contagem dos cliques está prevista para o dia 21, e a divulgação do resultado, quatro dias depois, no dia 25, tanto no jornal impresso como na internet. O primeiro colocado do concurso ;Árvores do cerrado; receberá um iPhone 4S, com 16GB de memória, e o segundo levará um Samsung Galaxy S. Quem ficar em terceiro lugar, por sua vez, terá direito a um Nokia Asha 302. Os aparelhos serão entregues aos ganhadores dentro do prazo de 30 dias após a divulgação dos vencedores.
Houve recorde de participação nesta edição. Foram recebidas 1.391 fotos, 587 a mais do que na anterior, quando foi eleito o ipê-amarelo mais bonito da cidade. Entre as finalistas, há fotos ensolaradas e noturnas. Há árvores com copas carregadas de flores e folhas, mas também nuas, com galhos à mostra. O concurso cultural do Correio Braziliense abrangeu tanto exemplares nativos ao bioma como exóticos. Qualquer um poderia ser capturado em imagem, desde que estivesse plantado no DF e Entorno. Por isso, é possível observar entre as fotografias finalistas tanto árvores com troncos retorcidos, característicos da região, quanto com corpos alongados, estranhos ao cerrado.
Comissão
A eleição dos 25 exemplares mais bonitos do DF e Entorno, divulgada no último sábado, foi resultado de um esforço conjunto de profissionais do Correio Braziliense. Durante seis dias, eles selecionaram as fotos que participariam da segunda fase do concurso. Fizeram parte da comissão julgadora: a editora chefe do jornal, Ana Dubeux; o editor executivo, Carlos Alexandre; o editor do caderno Cidades, Marcelo Tokarski; o editor de Fotografia, Luís Tajes; o editor de Arte, Amaro Júnior; a editora da Revista do Correio e da revista Encontro, Cristine Gentil; a editora do Correioweb, do Correiobraziliense.com.br, do Correio iPad e do Correio LookIndoor, Maria Júlia Nobrega Mendonça; o diretor cultural da Fundação Assis Chateaubriand, Márcio da Silva Cotrim; e os editores da primeira página do jornal, Plácido Fernandes Vieira e Marcelo Agner.
1.391
Total de fotos recebidas para o concurso