Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alunos do projeto Leitor do Futuro participam de plantio virtual de árvores

Dois totens interativos foram colocados na tarde desta terça-feira (13/11) no térreo do Correio Braziliense. As crianças, em visita ao prédio do jornal para acompanhar o trabalho da redação, ficaram surpresas ao encontrar os computadores e serem convidadas a plantar uma árvore do Cerrado, como resume a professora de Literatura e Redação Hilda Lina da Silva: "Foi algo bem inovador para eles".


A participação no Projeto Plante uma Árvore começa com a escolha de um idioma, inglês, ou português. Em seguida, o participante decide em qual parque do Distrito Federal será plantada a sua árvore: Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul, Parque Ecológico de Águas Claras e Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará).

As espécies a ganharem vida são ipês, sucupiras, copaíbas e aroeiras. Após plantadas, um e-mail é enviado ao participante sobre as novidades da sua árvore.

Gabriel Mateus Lopes Dias, de 13 anos, um dos alunos do 7; ano da escola Educação Adventista (Planaltina), falou sobre a expectativa de acompanhar o crescimento da árvore. "Vão falar por e-mail e eu fico muito na internet. Daí vou poder mostrar para todo mundo", diz. A aluna Thais Gomes, também de 13 anos, ficou preocupada, pois não tem e-mail e teve que registrar o de uma amiga para continuar na atividade. "Mas ela [a amiga] vai me contar tudo que mandarem para ela sobre a minha árvore", afirma.

O nome de quem participou da ação e interagiu com os totens estará em placas para quando as árvores forem plantadas, o que facilitará o contato.

Sobre o projeto

O "Plante uma Árvore" pretende promover o retorno à vegetação de parques com a participação dos cidadãos. O lançamento oficial da proposta ocorreu em 21 de setembro, durante as comemorações do Dia Mundial da Árvore.