postado em 14/11/2012 06:00
A temporada de chuvas chega com os buracos nas vias do Distrito Federal. Como novembro começou com mais volume de água que o esperado, as consequências nas pistas surgiram na mesma intensidade. Fissuras no asfalto remendado, problemas no sistema de escoamento e lixo nas ruas resultam em alagamentos, carros estragados, riscos de acidentes e prejuízos. Para o próximo ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) promete acabar com o problema. O órgão deve começar a reformar a estrutura dos pavimentos.
Por enquanto, a solução fica por conta de medidas paliativas. A Novacap trabalha com 36 equipes para as operações tapa buracos, sendo 12 do próprio órgão e 24 terceirizadas. O diretor de Urbanização do órgão, Erinaldo Sales, garante que o número é suficiente para a demanda do DF. ;O problema é que a nossa malha viária é muito antiga. Já fizemos o recapeamento nas vias principais, mas as das quadras e as internas precisam de uma reforma maior;, explica.
A Novacap tem orçamento de R$ 350 milhões para fazer esse trabalho no próximo ano, obtidos a partir de acordo firmado com as secretarias de Obras e a Casa Civil. Atualmente, a empresa opera principalmente de forma corretiva nessas áreas, com 35 máquinas, capazes de tapar 200 buracos por dia. A manutenção ocorre no período de seca.