Cidades

Influência de Brasília ultrapassa limites de cidades próximas

postado em 18/11/2012 07:30
Ana Paula Paiva, Especial para o Correio

Doutor em ciências econômicas e sociais Patrick Maurice Maury será um dos palestrantes do seminárioA influência da capital brasileira ultrapassa os limites da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), atinge, na verdade, um raio de 400 quilômetros contados a partir de Planaltina. Essa tese é defendida por Patrick Maurice Maury, doutor em ciências econômicas e sociais para a América Latina pela Universidade de Paris. Ele será um dos palestrantes da quinta edição da série de seminários Pensar Brasília, promovida pelos Diários Associados, que terá como tema a questão do desenvolvimento econômico e da geração de empregos.

Leia mais notícias em Cidades


Em 2010, Maury integrou a equipe que participou de um projeto da Terracap para fazer um levantamento das potencialidades das regiões administrativas do Distrito Federal. O estudo de viabilidade do polo aeroportuário de carga de Planaltina constatou que a área de influência do DF, com base no fluxo econômico, alcança uma área muito maior que as fronteiras goianas e mineiras, afetando diretamente os estados de Tocantins e da Bahia. Essa influência também se manifesta pela atração dos serviços oferecidos pela capital do país nas áreas de educação e de saúde. ;Graças a esses pontos, Brasília é um importante centro irradiador de progresso econômico para o interior do país;, ressalta Maury.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação