Cidades

Brasília participa de caminhada pela paz no trânsito neste domingo

postado em 18/11/2012 10:39
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promove neste domingo (18/11), no Parque da Cidade, a Caminhada pela Paz no Trânsito. A atividade integra a programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no terceiro domingo de novembro.

O diretor de Educação do Detran-DF, Marcelo Granja, destacou a queda na taxa de óbitos, que diminui de 14 para cada 10 mil veículos, em 1995, para 3 a cada 10 mil carros este ano. ;É uma conquista, mesmo com aumento da frota de carros, é possível ter transformações quando a população quer mudar e participar;, diz.


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e os Detrans de todo o Brasil farão ações simultâneas nos estados para lembrar das vítimas. Igrejas e comunidades de todas as religiões foram convidadas a colocar em seus cultos e reuniões de hoje as intenções em memória daqueles que tiveram suas vidas abreviadas de forma trágica e levar conforto aos familiares e amigos.

Dados


No DF, o número de óbitos em acidentes de trânsito teve uma redução de 16,3% nas batidas ocorridas no período de janeiro a outubro de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Também houve uma redução de 12,4% no número de acidentes fatais.

[SAIBAMAIS]Em 2012 foi registrado o menor número de pedestres mortos no Distrito Federal, nos últimos 12 anos. O número de óbitos de pedestres em acidentes de trânsito sofreu uma redução de 25% em relação ao ano passado. Assim, o DF atingiu o índice de três mortos por 10 mil veículos, considerado aceitável pela ONU para os países em desenvolvimento.

Confira a programação completa:

8h - Concentração atrás da Administração do Parque com a presença de órgãos parceiros e jogos educativos de trânsito;

10h ; Início da Caminhada da Paz;

11h30 ; Encerramento com apresentação teatral (peça Levando a Vida na Faixa);

12h ; Lançamento dos balões em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação