Cidades

Defesa Civil e bombeiros iniciam vistoria no Ministério dos Esportes

postado em 21/11/2012 11:23
Em decorrência do acidente no Ministério do Esporte que deixou um morto e um homem gravemente ferido, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se reuniram na terça-feira (20/11) para debater uma agenda de vistorias.

A partir da próxima segunda-feira (26/11), os bombeiros vão começar as visitas aos prédios. No próximo dia 5, a Defesa Civil percorrerá os edifícios. O sistema de controle de incêndio falhou no subsolo do prédio, onde ocorreu a explosão na subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), no último dia 15. O servidor da empresa Wilson de Pádua Pires, 54 anos, morreu no local e José Pereira dos Santos Neto, 58, ficou internado.

O fato suscitou a preocupação dos dois órgãos em relação às condições de estrutura e prevenção de incêndios. Às 15h, as autoridades se encontraram no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e permaneceram conversando por cerca de uma hora. Em último caso, os ministérios, ou parte deles, podem ser até interditados caso uma irregularidade grave seja encontrada. A Esplanada dos Ministérios abriga 19 prédios das pastas da administração federal. Eles fazem parte do primeiro grupo de construções da capital.



O subsecretário de Operações da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, explica que as atribuições das duas unidades são diferentes. "A nossa preocupação é em relação à estrutura dos prédios e a deles sobre prevenção e combate à incêndio. Por isso nossas agendas vão ser distintas", detalha Bezerra. Técnicos da Defesa Civil vão convocar os responsáveis por cada prédio para que eles apontem os possíveis pontos de risco da construção. "A idade da obra está avançada e só quem está lá dentro conhece os detalhes dela. Eles vão nos mostrar rachaduras e nós vamos observar se há problema ou não", exemplifica.

[SAIBAMAIS]Caso a equipe encontre fissuras que possam comprometer a estrutura, uma notificação vai ser emitida e entregue aos responsáveis pela manutenção. "Vamos lembrar que eles podem responder civil e criminalmente por possíveis abalos e acidentes", enfatizou o chefe da comunicação dos bombeiros, coronel Mauro Sérgio de Oliveira Francisco. Os prazos para cumprimento das modificações vão depender do tipo de ajuste a ser feito.

A previsão é de que o trabalho dos bombeiros, a ser iniciado na próxima semana, seja finalizado em no máximo cinco dias. A ideia principal é orientar e sensibilizar os servidores quanto às regras de prevenção.

Ao mesmo tempo que dão detalhes do que deve ser feito para garantir segurança dos funcionários, os bombeiros vão observar se os extintores, hidrantes de parede, mangueiras, sinalização de saídas de emergência estão em dia. O coronel Mauro lembra que as vistorias são realizadas com frequência e podem ocorrer sem aviso prévio, a partir de denúncias, combinadas ou a pedido. Ele acrescenta que a manutenção deve ser preocupação dos próprios órgãos, porque dela depende a segurança dos frequentadores dos prédios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação