Cidades

Sem-terras vão manter rodovias bloqueadas até negociarem com governo

postado em 21/11/2012 12:40

Na manhã desta quarta-feira (21/11), os sem-terra de três invasões bloquearam as vias do DF. Quem passava pela BR-020 teve uma surpresa no km 33, onde uma barreira de pneus bloqueava a via. O mesmo aconteceu na BR-080, próximo ao Incra 8 (que já foi liberada) e na BR-040, depois do viaduto do Catetinho.

Mesmo com o fim da manifestação, a rodovia continua interditada nos dois sentidos na BR-040. Os manifestantes estão no canteiro lateral, aguardando uma posição do governo para liberar a pista. Segundo o Movimento dos Sem-Terra (MST), durante uma reunião na manhã de hoje, o governo teria rompido o diálogo sobre a reforma agrária no DF e entorno. O Governo do Distrito Federal não confirmou essa informação.



[SAIBAMAIS]Os líderes afirmam que o movimento foi coordenado e que participam do protesto 600 pessoas da ocupação 8 de março, em Planaltina, 200 pessoas do Canaã, em Brazlândia, e 800 pessoas do 22 de agosto, que fica próximo ao Catetinho. Segundo a Polícia Militar, na BR-040 cerca de 80 manifestantes estão no local e na BR-020 há 120 sem-terra.

Os sem-terra dizem que o movimento é pacífico, mas algumas pessoas testemunhas ouvidas pela reportagem reclamam que eles jogaram pneus perto dos carros e impediram as pessoas de passar pelo local.

Cada sentido da BR-040 está bloqueado por 2,5 km. O trânsito está sendo desviado pelo Recanto das Emas, para quem segue no sentido Brasília, e pelo Gama para quem vai no sentido inverso. A Polícia Militar tem 40 homens no local.

De acordo com os representantes do movimento, em todo o DF e entorno, são 4,8 mil famílias de sem-terra, e 2,6 mil consolidadas, que vivem de forma regular.

A Secretaria de Governo do Distrito Federal informou que no último dia 1;/11, representantes do movimento entraram em acordo com o governo de reintegração de posse, pacífica, no prazo de 30 dias, prazo que se encerra no dia 01/12/2012. Segundo a secretaria o governador Agnelo Queiroz ainda criou o Fórum de Reforma Agrária que dispões espaço dedicado ao diálogo entre os movimentos sociais de luta por reforma agrária para agricultura familiar.

Confira a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação