Cidades

Governo do Distrito Federal repudia protestos de sem-terra em rodovias

postado em 21/11/2012 17:54

O governo do Distrito Federal (DF) repudiou, por meio de nota, os protestos desta quarta-feira (21/11) de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), classificando as ações como radicais por terem causado transtornos à população.

Na manhã de hoje, os manifestantes fecharam trechos de importantes rodovias que dão acesso ao DF para cobrar agilidade na reforma agrária. Eles montaram barricadas ateando fogo em pneus. Na BR-040, um trecho de 2,5 quilômetros ficou interditado por quatro horas. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi ao local para garantir a retirada do grupo. Não houve confronto. Na BR-020, os manifestantes também queimaram pneus e galhos para bloquear a estrada.


Na nota, o governo do DF informou que a área ocupada pelos sem-terra, próxima ao Catetinho (primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek), às margens da BR-040, deverá ser desocupada até o dia 1; de dezembro, conforme acertado em negociação entre os órgãos do governo, a Ouvidoria Agrária Nacional, o MST e o Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais. Segundo o governo, um termo foi assinado pelos dois movimentos sociais para deixar o terreno.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram as pistas da BR-040 durante protesto

[SAIBAMAIS];O governo trabalha para que o movimento cumpra o acordo e realize uma desocupação pacífica, como já aconteceu em outros momentos. O GDF [governo do Distrito Federal] não vai permitir a postura de embate que o grupo pretende criar e neste momento trabalha para pôr fim à desordem;, diz a nota.

Sobre o processo de reforma agrária no DF, o documento destaca que ;os movimentos sociais de luta por reforma agrária para agricultura familiar; têm ;espaço de negociação; e lembra que este ano foi criado o Fórum Distrital de Política de Reforma Agrária, instância coordenada pelo governo, com espaço para o diálogo.

;Periodicamente são realizados encontros para identificar áreas produtivas, planejar melhorias para o setor e intermediar o diálogo entre os órgãos governamentais e os movimentos sociais;, acrescenta a nota.

De acordo com o governo do DF, apoia as reivindicações dos movimentos sociais e enfatizou que ;a agricultura familiar ganhará um impulso que beneficiará economicamente todo o Distrito Federal.;

Confira a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação