postado em 22/11/2012 12:25
Depois dos episódios de enchentes provocados pelas fortes chuvas no Distrito Federal na Asa Norte no começo desta semana, a população tem cobrado do governo investimentos para resolver o problema. O governador Agnelo Queiroz garantiu que medidas estão sendo tomadas.Com as chuvas contínuas, se faz necessário manutenção de vias, do sistema de drenagem pluvial e das áreas verdes. Segundo o governo, estão sendo destinados R$ 10 milhões na limpeza de bocas de lobo, na colocação de sarjetas para direcionar a água das chuvas e na construção de ramais de drenagem pluvial e de bocas de lobo.
Além disso, também estão sendo negociados recursos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o projeto Brasília Sustentável II, destinados à construção de um aterro sanitário e saneamento do condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, para ampliar a rede de drenagem.
O programa de gestão Águas do DF ainda está em fase de licitação, mas prevê a ampliação e adequação do sistema de drenagem do Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga. A previsão é que os custos cheguem aos R$312 milhões, e as obras devem durar pelo menos dois anos e meio após a assinatura do contrato. Essas medidas iriam reforçar a rede nas quadras 1, 2, 10 e 11 da Asa Norte, assim como a 13 da Asa Sul. Em Taguatinga, as obras serão feitas nas quadras QNA, QNB, QNC, QSC, QSA, QSB, QND, QNE, QI e Avenida Hélio Prates.