Cidades

Apenas 35,4% dos habitantes do Plano Pilotos são nascidos no DF

Flávia Maia
postado em 26/11/2012 06:24


Mesmo aos 52 anos, o Plano Piloto ainda tem sua identidade associada a migrantes. Prova disso é que o avião traçado por Lucio Costa é a região com menor porcentagem de nascidos no Distrito Federal. Somente 35,4% dos 209.926 habitantes têm em seus documentos o DF como naturalidade. Em outras cidades como Brazlândia e Gama, a quantidade de brasilienses ultrapassa 55% da população. A média do DF é de 48,1% dos habitantes nascidos no próprio quadradinho. Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílio (Pdad), feita pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).



A explicação está no fato de o Plano Piloto ser uma das regiões mais antigas do DF. Os novos habitantes chegaram à capital e se instalaram nesse local nos primeiros anos da cidade. ;E nunca mais arredaram o pé do Plano Piloto;, mostra o geógrafo urbano da Universidade de Brasília (UnB) Aldo Paviani. Esse é o caso do aposentado Mauro Duarte, 69 anos. Ele veio transferido do Rio de Janeiro em 1974 e instalou-se na 308 Sul, de onde não mais saiu. Apesar de estar acostumado com Brasília, Mauro pretende voltar à cidade natal. ;Não tive dificuldade em me adaptar aqui, mas prefiro a agitação do Rio;, confessa. Segundo a Codeplan, mais de 44% dos moradores do Plano vieram antes da década de 1990.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação