postado em 28/11/2012 16:27
A taxa de desemprego na capital teve ligeira reducão no último mês, de acordo com pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos (Dieese). Os dados mostram que em setembro era registrada a marca de 11,9%, porém, em outubro, o número caiu para 11,4%. Apesar da discreta redução, esta é a menor taxa de desemprego para o mês, conforme registros levantados desde 1992.A pesquisa mostra que a população desempregada no Distrito Federal no mês de outubro foi de 166 mil pessoas. O principal fator para a redução do desemprego foi a criação de 7 mil postos de trabalho e da estabilidade financeira dos brasilienses.
Os agentes econômicos que contribuíram de forma a oferecer novas oportunidades no mercado de trabalho foram as empresas de construção civil, indústrias, comércio e oficinas mecânicas. Por outro lado, o setor de serviços gerais registrou queda de 0,6% (5 mil).
O número de assalariados permaneceu estável. No setor privado, houve um aumento de funcionários sem carteira assinada atingiu 1,9%. É possivel notar um aumento entre os empregados domésticos, de acordo com a pesquisa do Dieese o número cresceu 3,7%.
O tempo médio de procura por trabalho reduziu de 42 semanas, em outubro de 2011, para 40 semanas em outubro de 2012.