postado em 28/11/2012 16:49
Após denúncias, a Polícia Civil chegou até a invasão existente entre as quadras 909 e 910 Norte. No local, foram encontrados na manhã desta terça-feira (28/11), 21 barracos, que faziam uso de gambiarras, em situação de furto de energia elétrica. As informações que chegaram à 2; Delegacia de Polícia (DP) davam conta de que na região havia tráfico de drogas, roubos, furtos e até mesmo prostituição. "O local estava em uma situação desoladora, degradante, com acúmulo de lixo", conta o delegado responsável pela ação, Rodrigo Bonach.
Foram presas na operação 16 adultos. Os homens foram levados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE) e as mulheres encaminhadas para o presídio feminino do Gama (Colmeia). Ficam, de acordo com o delegado, disponíveis para os procedimentos da justiça e devem responder por crime contra a ordem urbanística, furto de energia elétrica e invasão de área pública.
Os agentes encontraram no local um menor que portava drogas. Ele foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Lá, souberam que o adolescente já tinha seu nome em um mandado de busca e apreensão. Ainda estavam na invasão dois menores, sem nenhum adulto responsável por perto, que foram encaminhadas para a Vara da Infância e da Juventude, que fica ao lado do local.
De acordo com o delegado Rodrigo Bonach, a região invadida deverá servir de acesso para um futuro parque do Distrito Federal, o Burle Marx, que ficará entre o Setor Noroeste e a Asa Norte. A delegacia já foi informada sobre uma invasão existente na L3 Norte, próximo à Colina (UnB), onde deve realizar a próxima operação. Na invasão da 909/910 Norte, foram retirados dois caminhões de entulho, após a erradicação dos barracos.