postado em 29/11/2012 14:43
O governou organizou uma semana de ações pela conscientização da comunidade. Neste sábado (1;/12), o projeto chega ao Parque da Cidade. A "Caminhada da Saúde pela Conscientização e Prevenção da Aids" está programada para a manhã deste sábado e contará com aconselhamentos e distribuição de preservativos.O mais recente boletim epidemiológico de Aids do Ministério da Saúde (MS), lançado em 20 de novembro, aponta que o Distrito Federal ocupa o 25; lugar entre todas as capitais brasileiras. O DF tem, de acordo com o estudo, um coeficiente de incidência média de 16 casos por 100 mil habitantes, nos últimos cinco anos. A Secretaria de Saúde informa que, desde o primeiro registro no DF (em 1985), já foram identificados 8.076 casos da doença.
Em 2011, a incidência foi de 18,1 casos por 100 mil habitantes. Mesmo com tendência de estabilização, considera-se que o DF está entre as localidades brasileiras com alta incidência da doença - que leva em conta o coeficiente populacional.
Atingidos
Os homens continuam sendo os mais afetados pela epidemia. A cada 25 casos deles, é possível identificar 10 casos em mulheres. O número de crianças que adquiriu o HIV por transmissão na gestação, de acordo com o governo local, segue em queda no DF desde 1997, tendo sido registrado 7 casos em 2003 e 1 em 2012.
Sobre a taxa de mortalidade, o boletim epidemiológico sinaliza queda. Em 2002 era de 6,3 por 100 mil habitantes, passando para 5,6 em 2011 ; queda de aproximadamento 12%. O coeficiente da região Centro-Oeste encontra-se estável.
Diagnóstico
Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) apontam que 30% dos usuários soropositivos são diagnosticados tardiamente.
O governo ressalta que o teste de HIV pode ser feito em qualquer unidade de saúde do DF e é sigiloso. O paciente pode ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que o orientará sobre o resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, a pessoa é encaminhada para se tratar em um dos centros de referência da cidade.
Semana de ações
Na terça-feira (27/11), foi reaberto o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Rodoviária do Plano Piloto. Na quarta (28), o Comando de Saúde atuou com aconselhamentos na BR-040 e o houve ação também no Setor Comercial Sul.