postado em 30/11/2012 08:26
O Dia do Evangélico vai agitar Brasília hoje. A partir das 14h e até a meia-noite, cantores gospel passarão pelos dois palcos montados no gramado da Esplanada dos Ministérios para celebrar a data. Os primeiros a se apresentar são os integrantes da Banda 321. O encerramento da noite fica a cargo da cantora Damares. A comemoração religiosa se estende até amanhã, com novos shows a partir das 15h até a 0h. Entre os artistas escalados para sábado, estão os cantores Daniel Magalhães e Kleber Lucas (Confira agenda).Ao todo, serão 25 atrações musicais nos dois dias de celebração. ;A festa é um evento cultural promovido pela Secretaria de Cultura, portanto toda estrutura está sendo proporcionada por ela;, informou o coordenador-geral do Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal (Copev-DF), pastor Chancerley de Melo.
São esperadas 50 mil pessoas no local. Além dos dois palcos, serão montados um camarote, uma tenda de apoio, 10 tendas para órgãos oficiais, como Bombeiros e Polícia Militar, 150 banheiros químicos e oito camarins. Segundo informações da Secretaria de Cultura, o evento foi orçado em aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Tenda
Há previsão de chuva para a ocasião, quando o céu estará encoberto e poderá ocorrer trovoadas isoladas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, foi montada uma estrutura com capacidade para até 10 mil pessoas, onde os participantes poderão se abrigar. Ainda segundo o pastor Chancerley de Melo, o público esperado seria de, no mínimo, 100 mil pessoas caso não chovesse.
A comemoração do Dia do Evangélico de Brasília já chegou a atrair cerca de150 mil pessoas. Em 2010, em função da transição do governo, não houve comemoração pública, mas ela foi realizada em cada igreja do segmento religioso. Neste ano, não estão previstos eventos paralelos à celebração na Esplanada.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará intervenção no tráfego durante a festa dos evangélicos. A partir das 18h e até a 1h, a ligação da via N1 com a via S1 estará fechada na altura da Catedral de Brasília. Duas passagens de pedestres vão funcionar na N1 e na S1, na altura da Catedral. Para estacionar, os motoristas devem usar apenas as vagas dos ministérios.
Estatística
Em Brasília e demais regiões administrativas existem, segundo levantamento do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, cerca de 1 milhão de adeptos, 5 mil templos das mais variadas denominações e 6 mil pastores. Samambaia aparece como uma das localidades com mais igrejas. São aproximadamente 800 na cidade. Proporcionalmente, vem, na sequência, Itapoã e Estrutural. O registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, em 2010, havia 690.982 religiosos.
O feriado ocorre apenas no Distrito Federal. Embora nas demais unidades da Federação a data seja comemorada, não há folga para os servidores da administração direta e indireta. Mesmo assim, o comércio local funcionará normalmente, incluindo bares, restaurantes e lanchonetes. Os shoppings também estarão de portas abertas. Segundo recomendação do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), devem funcionar das 14h às 20h. As lojas de rua, por sua vez, têm liberdade para adotar o horário que preferirem.
Ônibus e metrô circularão por Brasília e regiões administrativas segundo o esquema dos dias de semana. Nos hospitais, somente as emergências estarão abertas. As delegacias, por sua vez, trabalham em sistema de plantão. A Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estarão fechadas, mas prestarão atendimento via telefone, pelo 116 e 115, respectivamente. (Veja quadro)
O Dia do Evangélico foi instituído no Distrito Federal pela Lei n; 893, de julho de 1995. A partir da norma, a data começou a constar no calendário comemorativo oficial do GDF e passou a ser nacional por meio da Lei n; 12.328, de 15 de setembro de 2010. O texto, assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornou o 30 de novembro como o Dia Nacional do Evangélico.
Agenda musical
Hoje
14h: Banda 321
15h: Renovo
16h: DD Junior e Karen Numan
17h: Metal Nobre e Passageiros de Cristo
18h: Salz Banda e Ministério IPR Brasil
19h: Banda Clamor Brasil e Lohanna Camargo
20h: cantor PG
21h: Fernanda Brum
22h: Waguinho
23h: Damares
Amanhã
15h: Daniel Magalhães e Xote Santo
16h: Ana Quesia
17h: Clovis Ribeiro
18h: Junior Neguebe
19h: Louva Deus
20h: Provérbio X
21h: Jotta A
22h: Kleber Lucas
23h: Trazendo a Arca