Publicidade

Estado de Minas

Evangélicos se reúnem na Esplanada para celebração


postado em 30/11/2012 15:26 / atualizado em 30/11/2012 14:41

Na tarde desta sexta-feira (30/11), um grupo de evangélicos re reúne na Esplanada dos Ministérios para celebrar o Dia do Evangélico.

Até a meia-noite, cantores gospel passarão pelos dois palcos montados no gramado da Esplanada dos Ministérios para celebrar a data. Foram os integrantes da Banda 321. O encerramento da noite fica a cargo da cantora Damares. A comemoração religiosa se estende até amanhã, com novos shows a partir das 15h até a 0h. Entre os artistas escalados para sábado, estão os cantores Daniel Magalhães e Kleber Lucas (Confira agenda).

Leia mais notícias de Cidades

Ao todo, serão 25 atrações musicais nos dois dias de celebração. São esperadas 50 mil pessoas no local. Além dos dois palcos, serão montados um camarote, uma tenda de apoio, 10 tendas para órgãos oficiais, como Bombeiros e Polícia Militar, 150 banheiros químicos e oito camarins. Segundo informações da Secretaria de Cultura, o evento foi orçado em aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Tenda
Há previsão de chuva para a ocasião, quando o céu estará encoberto e poderá ocorrer trovoadas isoladas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, foi montada uma estrutura com capacidade para até 10 mil pessoas, onde os participantes poderão se abrigar. Ainda segundo o pastor Chancerley de Melo, o público esperado seria de, no mínimo, 100 mil pessoas caso não chovesse.

A comemoração do Dia do Evangélico de Brasília já chegou a atrair cerca de150 mil pessoas. Em 2010, em função da transição do governo, não houve comemoração pública, mas ela foi realizada em cada igreja do segmento religioso. Neste ano, não estão previstos eventos paralelos à celebração na Esplanada.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará intervenção no tráfego durante a festa dos evangélicos. A partir das 18h e até a 1h, a ligação da via N1 com a via S1 estará fechada na altura da Catedral de Brasília. Duas passagens de pedestres vão funcionar na N1 e na S1, na altura da Catedral. Para estacionar, os motoristas devem usar apenas as vagas dos ministérios.

Estatística


Em Brasília e demais regiões administrativas existem, segundo levantamento do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, cerca de 1 milhão de adeptos, 5 mil templos das mais variadas denominações e 6 mil pastores. Samambaia aparece como uma das localidades com mais igrejas. São aproximadamente 800 na cidade. Proporcionalmente, vem, na sequência, Itapoã e Estrutural. O registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, em 2010, havia 690.982 religiosos.

O feriado ocorre apenas no Distrito Federal.

Veja a programação:

Agenda musical

Hoje

14h: Banda 321
15h: Renovo
16h: DD Junior e Karen Numan
17h: Metal Nobre e Passageiros de Cristo
18h: Salz Banda e Ministério IPR Brasil
19h: Banda Clamor Brasil e Lohanna Camargo
20h: cantor PG
21h: Fernanda Brum
22h: Waguinho
23h: Damares

Amanhã
15h: Daniel Magalhães e Xote Santo
16h: Ana Quesia
17h: Clovis Ribeiro
18h: Junior Neguebe
19h: Louva Deus
20h: Provérbio X
21h: Jotta A
22h: Kleber Lucas
23h: Trazendo a Arca

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade