Cidades

Preços das passagens perto das festas de fim de ano está 10% mais caro

postado em 04/12/2012 06:09
Deixar para a última hora a programação das viagens de fim de ano ou das férias de janeiro pode custar muito caro. O brasiliense que ainda está indeciso quanto ao destino corre o risco de desembolsar mais que o previsto. As passagens aéreas tiveram alta de 10,25% em trechos que saem de Brasília apenas entre outubro e novembro, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O item aumentou em um mês mais do que o dobro da inflação do custo de vida acumulada nos últimos 12 meses, de 4,46%.

As excursões também tiveram alta de 10,25% em novembro. Destinos mais procurados no fim de ano e nas férias não custam menos de quatro dígitos na alta temporada. O Correio fez um levantamento considerando quatro cidades internacionais e nove nacionais (veja o quadro). Para o fim de ano, os bilhetes para Buenos Aires, por exemplo, custam R$ 2,5 mil, sem as taxas aeroportuárias. Em baixa temporada, as passagens para a capital argentina chegam a valer quatro vezes menos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação