postado em 04/12/2012 11:58
A retirada dos integrantes do Movimento Sem-terra no Catetinho, que teve início nesta manhã de terça-feira (4/12), só deve terminar na quarta-feira (5/12). A informação é da Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), que coordena a retirada dos manifestantes. Segundo o porta-voz da Seops que está no local, Carlos Chagas, os 80 caminhões disponibilizados já levaram boa parte dos materiais para áreas do MST, próximas ao DF. As famílias que ocupavam o Catetinho estão indo para suas casas nas regiões administrativas do DF e Entorno.
[SAIBAMAIS]Segundo um dos integrantes do MST, Thiarleys Costa, a retirada está sendo pacífica, mas alguns dos 400 servidores que atuam na desocupação estão derrubando os barracos antes mesmos das famílias retirarem os pertences de dentro das ocupações. Ele ainda informou que falta retirar cerca de 800 famílias do local. Antes, pelo menos 1.300 estavam acampadas.
O acordo firmado com o governo dizia que o acampamento deveria ser desocupado até sábado (1;/12). Na segunda-feira (3/12), o movimento se reuniu com a Ouvidoria Agrária Nacional, e concordou em deixar o terreno de forma pacífica, sem a participação de força policial.